domingo, 25, fevereiro ,2024
ELEIÇÕES DO CAU

ELEIÇÕES DO CAU 2023: ainda dá tempo para profissionais atualizarem seus dados no SICCAU

No dia 10 de outubro, arquitetos(as) e urbanistas de todo o país vão escolher os (as) novos (as) conselheiros(as) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF). A votação será online.

 

É importante que os profissionais atualizem seus dados no SICCAU, medida recomendada pelo Regulamento Eleitoral, para fins de saneamento do cadastro de profissionais. Numa primeira etapa, a atualização teve início em 01 de janeiro e continuou até 31 de maio.

 

MAS AINDA DÁ TEMPO DE MANTER SEUS DADOS ATUALIZADOS !!! Caso tenha perdido o prazo acima você ainda pode atualizar seu e-mail, endereço ou telefone acessando o SICCAU antigo e selecionar o menu “Ferramentas”.

 

O procedimento ajudará a manter os profissionais informados sobre o processo eleitoral, mas não está vinculado à participação nas eleições. Para votar basta ter o registro ativo. Já para se candidatar será necessário ter, além do registro ativo, a quitação da anuidade e eventuais débitos pecuniários.

 

Em 20 de junho será realizada a contabilização dos profissionais ativos com o objetivo específico de definir o número de conselheiros de cada UF com base na atualização realizada até o dia anterior (19 de junho).

  

Em 31 de julho terá início o registro de candidaturas, que poderá ser feito até 18 de agosto. Vale ressaltar que a candidatura está vinculada ao endereço da correspondência. Portanto, se houver mudança de endereço de um UF para outro, este dado tem que estar atualizado.

 

Em 26 de setembro será divulgado o colégio eleitoral, ou seja, quem estará habilitado a votar em 10 de outubro. Também o colégio eleitoral para escolha do representante das Instituições de Ensino Superior (IES) no CAU/BR será conhecido nesta data.

 

Atenção: desde 14 de novembro de 2022 o SICCAU está exigindo atualização de senha para aprimorar a segurança do sistema com nova criptografia de senha,  em atendimento à recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Quem não alterou ainda, deve fazer isto em primeiro lugar.

 

A participação nas eleições do CAU é essencial para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo poderem colaborar e influenciar nas decisões de seu Conselho, em especial como conselheiros federais ou estaduais, caso se candidatem e sejam eleitos.

 

Com os dados atualizados, o CAU Brasil poderá manter a todos os arquitetos e urbanistas informados sobre as condições de candidatura e sobre a votação.

 

A sua participação é essencial para colaborar e influenciar nas decisões do CAU.

 

Mantenha o seu cadastro atualizado. Siga as orientações no SICCAU e vote no dia 10 de outubro.